Diferenças entre porcelana e cerâmica

Ver el tema anterior Ver el tema siguiente Ir abajo

Diferenças entre porcelana e cerâmica

Mensaje  Admin el Dom Mar 01, 2015 8:56 pm



Diferenças entre porcelana e cerâmica


http://linksjornalisticos.com.br/diferencas-entre-porcelana-e-ceramica/

21 de Junho de 2012 | Autor: Carlos | Posted in Artigos para Casa

Para entender as principais diferenças entre cerâmica e porcelana tudo que você precisa conhecer é a definição de cada uma delas. Considerando que a cerâmica é um termo geral, que também inclui porcelana. Então temos que porcelana é um produto de cerâmica, que é feita um pouco diferente de muitos outros produtos cerâmicos. Nas categorias de cerâmica, tem porcelana, também inclui a argila, osso e ainda muitas outras formas de cerâmica.
O que mais diferencia essas duas é a sua composição. Porcelana é vista como uma forma mais refinada de cerâmica e é composta de argila branca e petuntsé, que é um tipo de feldspato, encontrado apenas na China. Os produtos são aquecidos a um grau mais elevado do que regularmente em cerâmica. Por aquecimento, estes, com temperaturas superiores a 2600 graus a argila assume uma qualidade do tipo de vidro.
A maioria dos colecionadores podem dizer só de vista e sentindo qual é qual, pois existem diferenças muito marcantes. A cerâmica tem geralmente um pouco mais de peso do que a porcelana. Estatuetas de cerâmica também são conhecidas por suas texturas granuladas. Uma maneira infalível de dizer qual é qual é o som. Este é o processo onde você toca no objeto e ouve o tom do som. As porcelanas têm um tom mais alto. Faça a experiência você mesmo e verifique o som.
Os chineses aperfeiçoaram a fabricação de porcelana, à século atrás. Já a Europa levou cerca de 800 anos para fazer a sua primeira queima de nada comparável ao que estava saindo da China. Figurinhas e pratos dos períodos iniciais da história da China em porcelana geralmente custam um preço elevado. Existem colecções de porcelanas muito caras. Se você quer começar sua própria coleção pode sempre comprar um aparelho jantar porcelana, podendo esse aparelho ser uma porcelana schmidt.

A porcelana tem uma qualidade translúcida que outras formas de cerâmica não têm, daí que se consiga sempre fazer a distinção entre um prato de porcelana e um de cerâmica, se aquilo que procura é realmente porcelana, saíba como pode fazer a distinção. Se a superfície é granulada, então não é de porcelana. Porcelana se sente mais como uma superfície de vidro, um ovo na pior das hipóteses.
avatar
Admin
Admin

Mensajes : 510
Fecha de inscripción : 24/10/2011

Ver perfil de usuario http://bituca.forumeiros.com

Volver arriba Ir abajo

Re: Diferenças entre porcelana e cerâmica

Mensaje  Admin el Dom Mar 01, 2015 9:01 pm

http://bem-bom-adriana.blogspot.com.br/2014/02/diferenca-entre-porcelana-e-ceramica.html

A porcelana foi inventada pelos chineses graças à descoberta do caulim; um mineral de cor branca considerado um dos seis mais importantes e abundantes da crosta terrestre.

Porcelana: translúcida, biscuit, vitrificada, caolínica ou dura –  feita a partir de  uma argila especial, o caulim, que tem o quartzo e o feldspato como componentes; essa combinação dá à Porcelana características especiais como a sonoridade, a homogeneidade e a translucidez. As mais famosas jazidas de caulim estão na China, Japão e Alemanha.
A porcelana é um produto branco impermeável e translúcido. Ela se distingue de outros produtos cerâmicos, especialmente, da faiança e da louça, pela sua vitrificação, transparência, resistência, completa isenção de porosidade e sonoridade.
Composição da Massa:
Argila - 10%
Caulino - 40%
Feldspato - 25%
Quartzo - 25%

Cerâmica: é o material artificial mais antigo produzido pelo homem. Do grego "kéramos” ("terra queimada" ou “argila queimada”), é um material de grande resistência, frequentemente encontrado em escavações arqueológicas.
Pesquisas apontam que a cerâmica é produzida há cerca de 10-15 mil anos.
As principais matérias-primas são o Feldspato (particularmente os potássicos), a sílica e a argila. Além destes três principais componentes, as cerâmicas podem apresentar aditivos para o incremento de seu processamento ou de suas propriedades finais. Após submetida a uma secagem lenta à sombra para retirar a maior parte da água, a peça moldada é submetida a altas temperaturas que lhe atribuem rigidez e resistência mediante a fusão de certos componentes da massa, fixando os esmaltes das superfícies.
A cerâmica tem geralmente um pouco mais de peso do que a porcelana. Estatuetas de cerâmica também são conhecidas por suas texturas granuladas.

Terracota: é a cerâmica que quando  colocada no forno adquire coloração vermelha.

Uma maneira infalível de dizer qual é qual é o som. Este é o processo onde você toca no objeto e ouve o tom do som. As porcelanas têm um tom mais alto. Faça a experiência você mesmo e verifique o som. Outra característica são as bordas parecem ser mais translúcidas e com brilho.
Portanto, apesar de parecidas, dado aos avanços de produção de cerâmicas, não confunda quando alguns diz que uma peça é de porcelana, nem sempre é, pois se generalizam bastante os nomes.
avatar
Admin
Admin

Mensajes : 510
Fecha de inscripción : 24/10/2011

Ver perfil de usuario http://bituca.forumeiros.com

Volver arriba Ir abajo

Ver el tema anterior Ver el tema siguiente Volver arriba

- Temas similares

 
Permisos de este foro:
No puedes responder a temas en este foro.